20º Japan Fest começa nesta quinta-feira com muitas atrações para o público

Sensei Maísa Ayako Komatsu, que coordena o trabalho de ikebana no Nikkey Marília exposição está de volta após três anos

Após um intervalo de três anos, em virtude das medidas de prevenção à Covid-19, a exposição de Ikebana será novamente um dos destaques da tradicional Japan Fest, evento que começa nesta quinta-feira (20) e prossegue até domingo (23), na sede campestre da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília (Nikkey Marília), em Marília. 

O Ikebana, que significa flores vivas, é a arte milenar japonesa de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Em Marília, o trabalho é coordenado pela sensei (professora) Maísa Ayako Komatsu, que está completando 86 anos. Segundo ela, a arte do Ikebana é delicada, complexa e igualmente prazerosa. “Harmonizar os arranjos envolvendo folhagens, flores, galhos e outros elementos requer estudo, habilidade, disciplina, serenidade e um grande respeito pela natureza”, afirma a sensei. 

E, com o objetivo de apresentar um pouco sobre essa história da cultura japonesa, contribuindo para o enriquecimento da cultura brasileira, a tradicional Exposição de Ikebana, em sua 36ª edição, será inaugurada oficialmente na sexta-feira (dia 21), às 18h, dentro da programação do Japan Fest.

Bonsai – A mostra começou antes mesmo da própria Japan Fest e se tornou um dos eventos culturais mais importantes. Atualmente é coordenada pelas alunas da professora Maísa: Angélica Tiemi Syguedomi, Alice Akiko Narazaki, Tereza Sato e Celina Akiko Hara Okaji. 

Neste ano, o pavilhão, onde é realizado o evento, terá outras atrações ao público, como exposição de bonsai (inclusive os expositores realizando demonstrações), cerâmica, origamis, entre outras mostras.

Outras atrações – Uma iniciativa da TV TEM, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (através do Proac/ICMS) Dori Alimentos e Supermercados Kawakami, da Prefeitura Municipal, e organização do Nikkey Marilia, o Japan Fest chega a sua 20ª edição com muitas outras atrações para o público. 

O festival, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade e integra também o calendário de eventos do Estado de São Paulo, deve receber cerca de 70 mil visitantes nos quatro dias de programação. 

Além da Exposição de Ikebana, o Japan Fest reúne música, exposições culturais e de empresas, além da tradicional gastronomia, Miss Nikkey, espaço rural, artesanato, atividades culturais e oficinas. Estarão se apresentando nomes e grupos conhecidos para quem frequenta matsuris (festivais), como Ricardo Nakase, Débora Iha, Takeshi Nishimura, Elaine Hara, Humberto Kenji, Cíntia Nishimura e Grupo Todos Nós.

Quem é fã de taiko (tambores japoneses) poderá vibrar com as performances dos grupos Taiko Dantai Fênix (Presidente Prudente), Hibiki Wadaiko (Nikkey Marília) e o Requios Gueinou Doukoukai.

Kendi Yamai com Keniti Mizuno e as vencedoras do ano passado concurso Miss Nikkey agrega um público diferente ao festival

Miss Nikkey – Destaque também para o tradicional concurso Miss Nikkey, que acontece no primeiro dia de programação do Japan Matsuri. Coordenado e apresentado por Kendi Yamai, o evento deste ano reunirá 13 candidatas que estarão disputando o cobiçado título de “a mais bela descendente de japoneses de Marilia e região”. Além dos prêmios, a vencedora disputará a grande final no palco do 24º Festival do Japão, o maior evento de cultura japonesa do mundo.

De acordo com Kendi Yamai, o concurso se mantém em alta até os dias de hoje porque “não é apenas um concurso de beleza”. “O objetivo principal é promover a integração das associações e entre as próprias comunidades, além de proporcionar desenvolvimento pessoal e melhorar a autoestima das candidatas”, conta Kendi, que foi o responsável pela implantação do Miss Nikkey Brasil e Miss Nikkey São Paulo no Festival do Japão.

Segundo ele, os concursos de beleza não trazem benefícios apenas para as candidatas. “Tenho observado ao longo dos anos que o Miss Nikkey reúne a maior plateia dentro dos eventos em que é organizado. É o momento que reúne a maior plateia”, conta, explicando que trata-se de um público que, muitas vezes, ainda não está familiarizado com os matsuris.

“São familiares e simpatizantes que vão torcer para sua representante e acabam consumindo, agregando um público diferente para o evento”, diz Kendi, lembrando que adotou este formato, de realizar o concurso dentro de outro evento, justamente por esse motivo. 

“É uma atração ativa”, diz o apresentador, antecipando que o 17º Bunka Matsuri, programado para os dias 17 e 18 de junho, nas dependências do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – vai apresentar como uma das novidades justamente o concurso Miss Nikkey São Paulo Capital.

Parque de diversões – Neste ano, o público do Japan Fest também será brindado com uma permanência mais longa do parque de diversões Vitinho Park, considerado um dos melhores do país. Devido ao sucesso dos anos anteriores, com grande público, a comissão organizadora definiu que o parque vai permanecer na sede campestre do Nikkey durante sete dias (de 20 a 26 de abril).

Abertura – A cerimônia de abertura, na sexta-feira (21), contará com a presença de autoridades municipal, estadual e federal. Na ocasião, o Nikkey Marília prestará uma homenagem ao prefeito reeleito de Izumisano (cidade-irmã de Marília), Hiroyasu Chiyomatsu. Estará presente uma comitiva formada por três funcionários da cidade japonesa: Shinya Oku (superintendente de Educação de Izumisano); Eiji Nakashita (Diretor de Cooperação de Cidadão) e Takashi Takeda (supervisor do Conselho Municipal de Edsucação).

Higashi Hiroshima, também cidade-irmã de Marília, participará da cerimônia através de uma mensagem gravada.

A entrada será gratuita, mas haverá a tradicional campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.

Público do Japan Fest terá mais dias para brincar nas atrações do parque de diversões

(Aldo Shiguti)

20º Japan Fest

Quando

Dias 20, 21, 22 e 23 de abril. Quinta, das 18 às 23h; sexta, das 12 às 23h; sábado, das 16 às 23h30 e domingo, das 12 às 18h

Onde

Sede Campestre do Nikkey Marília: Av Benedito Alves Delfino, 2.850

Informações pelo telefone

14/3433-4187 ou www.nikkeymarilia.com.br

PROGRAMAÇÃO DE PALCO DO 20º JAPAN FEST

DIA 20 (quinta-feira)

18H: Abertura dos portões

19H: Karaokê (Nikkey Marília) / Requios Eisa Taiko de Marília / K-Pop com o Grupo Bittersweet de Marília

20H: Miss Nikkey – Com apresentação de Kendi Yamai

23H: Encerramento

DIA 22 (sexta-feira)

12H: Abertura dos portões

13H: Demonstração de Tai Chi Chuan (com Murilo dos Santos Almeida/Marília) / K-Pop Escola de Dança Pietra Lincah (Marília) / Karaokê (Nikkey Marília)

14H: Espaço de Arte Milene Bertoldi (Marília) / Kamishibai – Contação de Histórias e Oficina, com a Cia Koi de Lins (Espaço de Palestra) / Demonstração do Dojô Judô Nikkey Marília / K-Pop Grupo Evolve – Projeto Social Vera Cruz

15H: Bon Odori e Matsuri com Marília Dansu

16H: Taiko Dantai Fênix (Presidente Prudente)

17H: Tomodachi Yosakoi (Araçatuba) / Odori Fujinkai Buyokai (Bastos) / Odori Fujinkai Buyokai (Araçatuba)

18H: Abertura Oficial da 36ª Exposição de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina / Coral Miriam Otachi (SP) / Grupo Miwa Seigensha de Música para Koto e Grupo Shinzan Tozan de Shakuhachi 

19H: Musical – Humberto Kenji e Cintia Nishimura (Maringá)

20H: Abertura Oficial do 20º Japan Fest com presença de autoridades municipal, estadual e federal, além de representantes da cidade japonesa de Izumisano (cidade co-irmã de Marília)

21H: K-Pop com o Grupo The Girls Front (Marília)

22H: Show com Bruna Gonçalves – Vera Cruz

23H: Encerramento

DIA 22 (sábado)

16H: Nikkey Kids

17H: Hibiki Wadaiko (Nikkey Marília) / Show Musical Infantil (Bastos, São Paulo e Londrina)

18H: Show Musical: Ricardo Nakase e Débora Iha / Hip Hop Escola de Dança Pietra Lincah (Marília)

19H: Tottori Shan Shan Kassa Odori (dança típica da província de Tottori) / Show com Takeshi Nishimura e Elaine Hara

20H: Requios Doukoukai Eisá Taiko (tambores japoneses)

21H: Show com o Grupo Todos Nós (Piracicaba)

22H: Show com Jaci Furquim e Grupo Cartola Branca

23H30: Encerramento

DIA 23 (domingo)

12H: Escola Modelo de Língua Japonesa (Nikkey Marília) / Requios Doukoukai Eisá Taiko 

13H: Show com Ricardo Nakase e Débora Iha / Tottori Shan Shan Kassa Odori

14H: Show com Takeshi Nishimura e Elaine Hara / Desfile Cosplay

15H: Show com o Grupo Todos Nós (Piracicaba) / Academia de Dança Jazz Bell / K-Pop com o Grupo Themis (Marília)

16H: Projeto Guri – Pólo Regional Marilia

17H: Hibiki Wadaiko (Nikkey Marília) / Nobuhiro Hirata e Requios Eisá Taiko de Marília

18H: Sorteios / Encerramento

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img