2024 será um ano de muita expansão e crescimento para os setores econômicos do Brasil

2023 surpreendeu a todos, foi o primeiro ano pós pandemia em que verdadeiramente podemos sentir um pouco de normalidade em nossas relações pessoas, de estudos e trabalho, apesar de ser um ano de transição de governo, os resultados do meu trabalho representando o Estado do Paraná no Congresso Brasileiro foram muito positivos.

Conseguimos a aprovação da Lei do Alimento Mais Seguro no Plenário do Senado Federal, que após sanção presidencial veio com alguns vetos, mas que vamos recorrer da decisão. Não tenho dúvidas da importância da aprovação deste projeto, será um grande avanço para nossa agricultura, que tanto evoluiu nos últimos 40 anos, quando fiz o relatório do Projeto na Câmara dos Deputados, fiz questão de ouvir todos os segmentos envolvidos e apresentamos a melhor proposta, tanto para o produtor, quanto para o consumidor final, que trará alimento de qualidade, menos tóxico e com preço mais baixo.

Neste ano assumi a presidência da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, que com a junção de trabalhos da Câmara e Senado proporcionou excelentes resultados para o segmento no ano de 2023. Apresentei o Projeto para a isenção de PIS/Cofins das rações para produção de pescados, apresentei também um projeto para a inserção de pescados na alimentação escolar, no Brasil o consumo de pescados está entre 9/10 kg per capita ao ano, enquanto o consumo recomendado pela FAO é de ao menos 12kg, com medidas de incentivo ao segmento e principalmente novas formas de apresentação do produto com valor agregado, podemos aumentar consideravelmente este consumo. Mas precisamos de incentivo para o aumento de produção e políticas próprias para o crescimento deste setor.

 Vamos fazer com nossa pesca e aquicultura, o que fizemos com o nosso setor de agricultura nos últimos 40 anos, de meros importadores de alimentos, nos tornamos o maior produtor e exportador de alimentos ao mundo, podemos dizer que o Brasil se tornou o Supermercado do Mundo.

Em 2023 realizei duas Missões Diplomáticas e de Amizade entre o Brasil e o Japão, uma no mês de março, onde levei o Governador Ratinho Júnior e outra em agosto quando levei o Ministro da Agricultura e empresários do segmento de proteína animal do estado do Paraná, um dos objetivos é concretizar a exportação de carnes bovina e suína pra os países asiáticos. Estou muito confiante em relação a abertura do mercado asiático para nossos produtos agroindustriais, acredito que teremos muitos avanços nesta questão neste novo ano.

Frente ao Grupo Parlamentar Brasil Japão, conseguimos importantes avanços na questão da isenção mútua do visto de turismo entre o Brasil e o Japão, estamos conversando sobre a liberação do Work Holiday para estudantes do Brasil, e acredito que estamos chegando a um grande acordo na questão da flexibilização do visto yonsei, neste ano já tivemos importantes conquistas, mas acredito que logo teremos novidades. Todo ano, em janeiro recebemos a visita do Ministro de Relações Exteriores do Japão, acredito que será uma reunião muito positiva.

Estou muito animado quanto a questão de industrialização brasileira, há mais de três anos venho defendendo o Plano Nacional de Industrialização, que prevê a criação de um parque industrial no Brasil, quando apresentei o plano, sugeri que a princípio fosse investido na industrialização de fertilizantes e insumos agrícolas, porque já temos um mercado consolidado e que é completamente dependente de mercados estrangeiros, aproximadamente 85% dos defensivos e fertilizantes utilizados no Brasil são importados, ou seja comprados em dólar. A Guerra na Ucrânia, demonstrou o quanto estamos vulneráveis dependendo destes mercados externos. Já tivemos alguns avanços no debate deste assunto, inclusive com instalação de Comissão para analisar a questão.

Um assunto muito controverso no ano de 2023, foi a questão da Reforma Tributária, extremamente necessária no Brasil, pense bem, você sabe realmente o que você paga de impostos sobre os bens e serviços que você adquire? Tenho certeza que não! A Reforma tributária, vai trazer um imposto único em cima dos produtos e serviços, tirando aquela carga excessiva que chega a ser quase de 100% do valor do produto, estamos trabalhando por uma proposta simplificada e que busque desonerar a população, inclusive com alíquota zero na questão da cesta básica. Claro que temos pontos extremamente complicados que precisam ser revistos, mas a proposta irá simplificar e ser mais transparente.

Posso afirmar que 2023 foi um ano de muito trabalho e de colher muitos frutos, principalmente para nossos municípios, sou um deputado municipalista e consegui ampliar muito meu trabalho pelos municípios do Paraná, trabalhando por Educação, Saúde, Infraestrutura, Segurança e Agricultura, na questão de Educação conseguimos inúmeros equipamentos, reformas de salas de aulas, escolas, ginásios e a construção de Super Creches. Tivemos muitos investimentos e recursos do Governo Federal e vamos fazer muito mais agora, em 2024.

Luiz Nishimori é deputado federal pelo Paraná

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img