1º Campeonato Pan-Americano reunirá mais de 100 equipes em São Paulo

Competição em São Paulo reunirá equipes do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Peru

O Estádio de Gateball Toru Hondo, na Vila Guarani, na zona Sul de São Paulo, será palco, neste final de semana (9 e 10) de uma importante competição internacional. Trata-se da primeira edição do Campeonato Pan-Americano de Gateball, uma promoção da Pan American Gateball Union, com realização da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. 

A competição reunirá 112 equipes, sendo 103 do Brasil, além de representantes dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Peru, que estarão disputando duas categorias: Sênior: acima de 70 anos e Livre: sem limite de idade. Os jogos terão início às 9 horas no sábado (9) e às 8 horas no domingo (10). A entrada é franca.

A ideia é tornar a competição bianual. O país-sede de 2025 ainda será definido. A expectativa é de que esse evento seja apenas o primeiro de muitos, impulsionando ainda mais o gateball na América.

O Pan-Americano também tem como objetivo quebrar o estigma de que a modalidade é praticada exclusivamente por idosos. Atualmente, muitos jovens – e até crianças – praticam o esporte, pois sua regra é simples e o desgaste físico moderado, sendo excelente esporte onde o trabalho em equipe e o raciocínio para elaborar táticas tem papel fundamental. De acordo com estimativas da UCGB, entidade presididasatualmente por Julio Hagio, o Brasil conta com aproximadamente 10 mil praticantes, mas apenas 2 mil são filiados.

A ideia do Campeonato Pan-Americano foi concebida por Seizi Oga, ex-presidente da UCGB, que sonhava em transformar o Campeonato Sul-Americano em um evento de alcance continental. Porém, na época, as diretrizes conservadoras da diretoria impediram a concretização do projeto. 

Programação – Na sexta-feira, os representantes de cada país participante do Campeonato se reunirão para orientações técnicas e, à noite, haverá um jantar de confraternização com apresentações artísticas. Além disso, o evento contará com a presença de Kentaro Yamagishi,  representante do World Gateball Union (WGU) do Japão, que contribuirá com o troféu transitório e estandarte do Campeonato.

No sábado de manhã, ocorrerá a aguardada abertura oficial, com a presença de autoridades de instituições representativas japonesas no Brasil, incluindo o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

1º Campeonato Pan-Americano de Gateball

Quando: Dias 9 e 10. Sábado, às 9 horas e no domingo, às 8h

Onde: Estádio de Gateball Toru Hondo (Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani – São Paulo)

Entrada franca

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img