18º Festival do Japão celebra os 116 anos da imigração japonesa e 250 anos de Campinas

Além da performance de grupos de taiko (tambores japoneses), 18º Festival do Japão tem como objetivo destacar diferentes aspectos da cultura japonesa – Renato Tanaka

O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas realiza neste final de semana (8 e 9), em sua sede, a 18ª edição do Festival do Japão. Inspirado no festival homônimo organizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) na capital paulista, o evento do Nipo de Campinas celebra os 116 anos da imigração japonesa no Brasil e também os 250 anos do município de Campinas.

Trata-se da maior festa de cultura japonesa do interior do Estado. “É um grande evento aberto, que destaca simultaneamente diferentes aspectos da cultura nipo-brasileira, com a participação de artistas e grupos artísticos de Campinas e região, bem como de São Paulo e de outras localidades”, anuncia o coordenador do evento, Tadayoshi Hanada. “É um momento de celebração, intercâmbio e amizade, com pessoas de todas as origens, etnias e diversidade cultural”, diz Hanada, que idealizou o evento há 18 anos e se mantém na sua coordenação. 

Toda a programação será gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais. A abertura oficial, com sessão solene, será no sábado (8), às 12 horas. 

Durante dois dias, o Festival do Japão oferecerá muita música japonesa, brasileira e internacional, através de shows de artistas consagrados, como Angelaisa Toyota, Takeshi Nishimura, Rick Akio, Joe Hirata, Karen Ito e Isadora Kataoka, além de atrações inéditas, como a banda Crawl Party – especializada em músicas de animes, que fará a abertura do programa. Não faltarão ainda as apresentações dos campeões de karaokê, como Luís Yabiku e Rafael Yassunaga, além da performance de grupos de taikos (tambores) do Nipo e de outras associações. 

A programação contará com danças folclóricas de diferentes regiões japonesas, com participação de grupos do Nipo, da Associação Okinawa Kenjin e de outras cidades. Um dos destaques é o concurso de animê (Cosplay), que promete movimentar especialmente o público jovem, além de aficionados no gênero. Haverá também demonstrações de artes marciais tradicionais, como aiki-dô, kendô, judô e karatê.

Praça de alimentação do Festival do Japão de Campinas

Oficinas de artesanato e escrita japonesa – O Espaço Cultural traz a temática “uchiwa”, os leques japoneses que ganham diferentes funções, de acordo com a estação do ano, e faz parte do cotidiano dos japoneses. Dos mais simples aos mais sofisticados, revelam o status de que os utiliza; há exemplares que são verdadeiras obras de arte. O público poderá conhecer também os quadros deixados pela artista plástica Catarina Tsubamoto, uma associada do Nipo, falecida no ano passado, que recebe homenagem-póstuma. Destaque também para a beleza da ikebana (arranjos florais), do sumi-ê (pintura em carvão). Além disso, o visitantes poderá testar suas habilidades nas oficinas de origami (dobradura de papel) e aprender a escrever seu nome em shodô (caligrafia japonesa). Haverá ainda venda de produtos japoneses e artigos para presentes, além das últimas novidades do mercado oriental.

Gastronomia – O Festival do Japão é uma oportunidade para o público saborear, a preços acessíveis, diversos pratos da culinária japonesa, como yakisoba, sushi, sashimi, tempurá, guioza e yakitori. As culinárias brasileira e internacional também marcam presença para atender pessoas dos mais variados perfis. Além do Nipo, expõem na praça da alimentação as seguintes associações: Colônia Tozan, Pedra Branca, Templo Rentokuji, Igreja Budista Honpa Honganji e Tenrikyo do Brasil.

Grupo Mitsuba, do Nipo de Campinas, é uma das atrações da programação de palco do festival

Apoio – O Festival do Japão é uma produção do próprio Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, que conta com mais de 200 voluntários. Este ano, o evento conta com patrocínio e apoio de mais de 50 empresas, entre elas, Honda Automóveis do Brasil, Granja Satoshi, ThreeBond,  Tokio Marine, Unimed, Ajinomoto, Higa Atacado, SICOOB Paulista, Supermercados Shimozono, Benicar, Fast Shop e  Caldo Nobre.

O Nipo está localizado na Rua Camargo Paes, 118, Jardim Guanabara. Mais informações podem ser obtidas no site: www.festivaldojapaodecampinas.com.br.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img