O grande evento de intercâmbio cultural nipo-brasileiro na capital Brasília, o 13º Festival do Japão Brasília, será realizado durante três dias, de hoje (dia 27) a domingo (29), no pavilhão de exposições do Parque da Cidade (Expobrasília – Parque da Cidade Pavilhão A). O evento é organizado pela Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (FEANBRA, presidente Roberto Nakajima). Neste ano, com o tema dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, será preparado um programa ainda mais completo.
Este festival tem como tema “A fusão entre tradição e modernidade”, apresentando diversas atrações que podem ser desfrutadas por pessoas de todas as idades. No local do evento, serão apresentadas artes tradicionais como taiko (tambores japoneses), dança japonesa e bon odori, além de workshops de experiência cultural japonesa como origami e ikebana. O objetivo é fazer com que os visitantes sintam de perto a estética e espiritualidade japonesas.

Na área gastronômica, será possível saborear uma ampla variedade de pratos japoneses como sushi, ramen, takoyaki e wagashi, criando um espaço onde se pode sentir o Japão através dos cinco sentidos.
Além disso, direcionado aos jovens e fãs da cultura pop, também será preparado o Palco da Cultura Pop, focado na cultura japonesa contemporânea como anime, mangá e games, com concurso de cosplay, apresentações ao vivo de J-pop e anisongs programadas. É um conteúdo atrativo também para os visitantes que têm afinidade com a subcultura japonesa.
Este festival japonês é uma oportunidade valiosa para transmitir para o futuro a história e cultura construídas pela comunidade nikkei, e divulgar para toda a sociedade brasileira os diversos aspectos da cultura japonesa. O conteúdo é suficientemente atrativo tanto para famílias, grupos de amigos, quanto para visitantes individuais.

Kuniyoshi Yasunaga (69 anos, sansei), que é presidente do comitê executivo desde a primeira edição, fez o convite: “O evento cresceu e se tornou um grande festival que recebe 40 mil visitantes. Convidamos grupos artísticos do Paraná e de São Paulo para uma realização autêntica. Aguardamos sinceramente a visita de todos”.